Violão carioca: Nas ruas, nos salões, na universidade – uma trajetória

R$53,89

SKU: 9788551821688 Categoria:

Descrição

No século XX, sem dúvidas, este instrumento pode vencer algumas dificuldades, pois encontrava-se num grande círculo vicioso, como narra José de Azpiazu “por um aspecto faltava literatura para o instrumento, por outro havia a falta de intérpretes para executá-lo”. Foi assim que, com Segovia, compositores do mundo inteiro dedicariam uma parte do seu gênio criador ao violão. Aliado a isso, seguiria Segovia como brilhante intérprete, compositor e transcritor, que com seu trabalho paciente deixaria também uma esplêndida literatura violonistica, promovendo então o instrumento ao nível de grandeza em que se encontra hoje na cultura musical. O compositor espanhol Manuel de Falla foi o primeiro compositor célebre a escrever para o Violão. De sua autoria, surgiu a obra para violão solo intitulada Homenagem ao Túmulo de Claude Debussy, um tributo ao imortal compositor francês que tanto amava a música espanhola e o violão.

Graça Alan

Concertista e Professora de Violão da escola de Música da UFRJ. Doutora em História Comparada/Música, pelo Programa de Pós-Graduação em História Comparada do Instituto de História da Universidade de Federal do Rio de Janeiro (PPGHC/ IH /UFRJ). Realizou estágio doutoral na França/ Paris, na Université de Versailles Saint-Quentin-En-Yvelines. Mestre em Violão/Práticas Interpretativas (EM/UFRJ) e Licenciada em Música (UNIRIO). Atualmente desenvolve 3 projetos “De Bach a Baden - um violão bem brasileiro; “O Repertório para Violão com Referências Barrocas nas Obras de Compositores no Século XX e XXI”, O Violão Brasileiro e a Poesia Portuguesa na Obra do Compositor e Intérprete Marcos Alan e “O recrudescimento do violão de concerto no Brasil, tema de Estágio Pós Doutoral”.

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Violão carioca: Nas ruas, nos salões, na universidade – uma trajetória”