Elenice de Souza, a Nika, como todos a conhecem, mãe do Denis, filha do nordestino Seu Manoel e da Dona Lourdes, sempre morou na região do ABC. Desde sempre teve o hábito de escrever em cadernos, agendas, guardanapos, escrevia tudo o que via e sentia. Para ela, escrever sobre as coisas acalma aquela necessidade de falar sobre a gente o tempo todo, escrever sobre as coisas desopila o fígado, acalma a cabeça e, por vezes, é tão milagroso que até dá sono.
Eu, que sou assim um tanto exagerada para as coisas dessa vida. Fui feita à base de Hilda Hilst, Fernanda Young, Rupi Kaur, Rita Lee, Regina Casé, Itamar Assumpção, Edvaldo Santana, Cássia Eller… É uma lista sem fim. Meu humor preferido é o sarcasmo.
Agora, aos 50 anos, decidiu lançar seu primeiro livro. Doses de reflexão é uma mistura de textos antigos, de quando ainda trabalhava em empresas de tecnologia, com textos atuais, quando já se percebeu escritora. Um livro simples, mas sincero, como ela define, que não tem a pretensão de carregar o peso que a literatura impõe. Como ela diz: “trata-se apenas de uma boa conversa de boteco.”
Aceita uma dose?