ISBN: 978-85-518-1233-4
Páginas: 162
Ano de publicação: 2018
Tamanho do livro: 14x21
Este livro destina-se a educadores, assim como a alunos dos cursos de Pedagogia, Licenciaturas e Formação de Professores. Reúne estudos que auxiliam o leitor a compreender, de forma consistente, o trabalho dos conselheiros escolares e suas contribuições à qualidade do ensino público e do rendimento escolar dos alunos. O autor sabe apresentar, de modo claro, mas não simplista, toda a discussão teórica necessária para subsidiar a construção de uma escola mais cidadã, privilegiando o conhecimento científico sistematizado, que terá por função a democratização desses conhecimentos, visando corrigir distorções e injustiças históricas, pelas quais a instituição educacional estará interligada a um projeto maior, o da construção de uma ordem democrática, uma vez que essa só será construída com a participação de todos. Isto posto, percebe-se a importância da coletividade envolvida no processo de construção do conhecimento na prática educativa escolar, uma vez que essa reflete as próprias práticas sociais e, num movimento dialógico, acaba por determiná-las. À vista disso, este estudo tem sua importância social enquanto desvelador do papel participativo da comunidade intra e extraescolar no próprio rendimento dos alunos das escolas, mostrando como aquelas têm tomado parte (ou não) do processo educativo e formação de suas crianças, num contexto marcado, ainda, pelo fracasso escolar, perspectiva impactante na perpetuação das desigualdades históricas. Os Conselhos Escolares, como quer enfatizar o estudo aqui proposto, representa o novo limiar dessa participação democrática escolar.